sexta-feira, dezembro 31

Feliz LIVRO novo!

Google.com
"Encerra-se mais um ano em sua vida... Quando este ano começou, ele era todo seu. Foi colocado em suas mãos... Podia fazer dele o que quisesse...
Era como um Livro em Branco, e nele você podia ter um poema, um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração.

Podia... Hoje não pode mais, já não é seu. É um livro já escrito... Concluído... Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e não poderá corrigi-lo. Estará fora de seu alcance!

Portanto... Antes que termine este ano, reflita, tome seu velho livro e folheie com cuidado... Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; Faça o exercício de ler a você mesmo. Leia tudo......
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que usou seu melhor estilo.

Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.
Não... Não tentes arrancá-las. Seria inútil... Já estão escritas.
Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que será entregue.
Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.

Para escrever o seu novo livro, você cantará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.

Não importa como esteja...
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras:
Obrigado e Perdão!!!
E, quando o novo ano chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco, todo seu, no qual irá escrever o que desejar... "

FELIZ LIVRO NOVO!!!!
(Desconheço autoria)

Lembre-se sempre que o autor da sua vida, do seu livro, é VOCÊ!

Abençoado seja 2011 a todos nós!

Até a próxima, 

Elaine Cunha

segunda-feira, dezembro 27

365 dias para fazer tudo novo!

Tá chegando um ano novo ano e com ele 365 dias...
São 365 dias para fazer tudo novo. Novas histórias, oportunidades, planos, caminhos, sonhos e desejos...




Tudo muda quando Você muda!
Se você começar outros irão te acompanhar! 
  
Feliz 2011 a você que me acompanha nas minhas andanças no mundo das histórias.


Até o próximo ano!

Elaine Cunha

domingo, dezembro 26

Nossas Histórias: Lá vem o Arrastão!

Sempre soube que em alguns hospitais existe arrastão! Muita calma nesta hora. Este arrastão é do bem! Quando eu conheci a Cristiana nos encontros do Viva na sede de São Paulo, soube que no hospital onde ela atua teria um Arrastão de Natal

Meus olhos brilharam com um interesse enorme de conhecer. E prontamente, perguntei: "Cris, você não gostaria de escrever no blog sobre o arrastão? "

A Cristiana topou e aqui esta, a estréia de NOSSAS HISTÓRIAS, feita por vocês para vocês. 

"Elaine convidou-me para escrever em seu blog sobre o Arrastão de
Natal, evento este que aconteceu em 11 de dezembro, no Hospital
Infantil Darcy Vargas de São Paulo. E sou, como Elaine, voluntária do Viva e Deixe Viver e recém-formada do processo seletivo de 2010.
No Hospital Darcy Vargas a cada 2 ou 3 meses, os voluntários do VIVA se reúnem para fazer arrastões de contação de histórias. Neste dia, todos os voluntários se encontram na concentração, brinquedoteca, para juntos visitarem todos os andares e quartos do hospital. O que não é possível acontecer no dia a dia de nossa ação voluntária.
Cada arrastão é diferente do outro, tem arrastão da páscoa, junino, do dia das crianças e em alguns deles vamos fantasiados de personagens dos contos infantis, de palhaço, borboleta e fada, é pura animação! Nós cantamos, contamos histórias, brincamos e espalhamos sorrisos, risos e alegrias. Acreditem é pura emoção, isso tudo ao comando de nossa cabeça de chave, Arlete Cavalcanti.

Neste arrastão de Natal a união reverteu-se em 100 sacolas para as
crianças, recheadas de livros, giz de cera e desenhos para colorir. E por empenho especial de alguns voluntários conseguimos que o Banco Itaú doa-se 100 kits de livros infantis e a escritora Patrícia Secco também gentilmente fez a doação de 100 livros de sua autoria.
 
 
 
 

É muito gratificante ser voluntário neste hospital, cuja equipe é muito carinhosa, animada e comprometida com o trabalho voluntário.

Desejo a todos os leitores do Caminhando e Contando, um Feliz 2011!!!!

Cristiana Marques


Tem uma história bacana como a da Cristiana? Quer se colaboradora do Caminhando e Contando? Manda um email para mim para que eu publique aqui. Fico te esperando!

Até a próxima!
Elaine Cunha

Quer ser Colaborador?

Para fechar o ano com chave de ouro, trago aqui no Caminhando e Contando, uma nova seção. 

Nossas Histórias!



Será feito por vocês, leitores, que queiram escrever aqui no blog. 
Você que ser colaborador(a)? Basta me mandar um email e publicarei aqui. Fico esperando seu email!

Para a nossa estréia, teremos a contadora de histórias do Viva, Cristiana Marques. Vamos lá? 

Até a próxima!
Elaine Cunha

quarta-feira, dezembro 22

Um cordel de Natal!


Minha mensagem de Natal, em cordel,  para você!







Que nosso pensamento esteja voltado para o aniversariante!


A você, leitor do Caminhando e Contando, um Feliz Natal, muita paz e esperança no novo ano que se inicia, sem medo de ser feliz!



Até a próxima!
Elaine Cunha



domingo, dezembro 19

Uma pausa...

Fonte: Google.com
Férias é bom para...

Sair de Sampa por alguns dias
Viajar para Recife
Curtir familiares
Rever amigos
Conhecer pessoalmente amigos que conheci na blogosfera

Ver o mar
Sentir o calor do sol
Pisar na areia e se sentir em casa
Beber água de coco

Ir na Frisabor e pedir sorvete de umbu-cajá, graviola, pinha, cajá
Comer frutas que só encontro aqui como jambo
Beber suco da fruta

Filhotes correrem no quintal da casa dos meus pais
Deixar eles tosados, com pelos bem curtinho para se refrescarem do calor
Beber água gelada
Tomar banho gelado o tempo todo
Usar vestidos e mais vestidos

Chegar de viagem de madrugada e ser recepcionada por minhas flores
Comemorar o Natal, festa de puro amor, com quem amo
Receber o ano que chega com almoço familiar
Fazer amigo-presente

Agradecer a Deus por mais um ano e com um desejo enorme de receber uma benção no próximo ano.


A única pausa nas férias que não gostei foi de não contar minhas histórias no hospital. Mas em Fevereiro eu volto! Tenho certeza que renovada e com muito mais ânimo, novos planos e muito, muito mais amor no coração.

Que minha estada aqui seja perfeita. Que eu faça meu estoque de abraços, beijos, carinhos, amor... para quando eu pra casa voltar e a saudade apertar, eu possa um pouco pegar...


Até a próxima!

Elaine Cunha

sábado, dezembro 18

Última visita em 2010

Semana passada foi minha última ida ao hospital para contação de histórias deste ano. Ficarei de "férias" até fevereiro. Mas isto é assunto para um novo post.

Tive a presença da amiga-contadora de histórias Leda. Ela foi conhecer a dinâmica do hospital para decidir em qual atuará. Foi também a primeira visita após formatura. E de avental novo!

Lembra da campanha de livros do Itaú? Recebi 3 kits que minha mãe e prima me enviaram. Separei os livros para formar um kit com desenhos de colorir e caixinha de lápis de cera - ganhei da prima do maridão.


Fiz os kits, coloquei na minha sacola mágica e levei-os para o hospital. Meu objetivo era ofertar as crianças que encontrasse na minha visita.


Naquele dia, em especial, não tinha muitas crianças. Eu só entreguei dois dos doze kits que preparei. Sabe que fiquei foi feliz? Sinal que não tinha tantas crianças internadas. Já pensou por este lado?

As crianças que encontrei por lá, como sempre, mostraram-me a alegria da leitura. Visitei uma menina de 8 anos- que estava na cama - que não queria ouvir histórias. Cheguei logo dizendo que sabia que naquele quarto tinha uma menina que queria ouvir histórias. Este discurso sempre quebra o gelo!

Eu perguntei qual história ela queria ouvir. Ela fez um pedido especial: "pode ser de Princesa?" Seu pedido é uma ordem!" Abri a minha sacola mágica, peguei o livro fazendo suspense e mostrei a capa: "Até as princesas soltam pum". Quando ela leu, ficou sorrindo e se arrumou na cama para sentar. Este "arrumar-se" não tem preço. Ela quis várias histórias depois desta!

O melhor é quando a história começa a fazer parte da rotina do hospital. Normalmente, os profissionais do hospital (enfermeiro-auxiliar-fisioterapeuta) aproveitam nossa presença para fazer algum procedimento nas crianças. O fisioterapeuta quase sempre aproveita a nossa entrada nos quartos para fazer as suas sessões e também ouvir novas histórias. Bárbaro!

Este fisio chegou no quarto quando eu comecei a contar a história das princesas. Ele ficou fazendo massagem respiratória na menina e eu ali, contando a história. No meio do livro, eu perguntei a menina se ela se lembrava da história da Cinderela (já que o livro fazia referência ao conto), ela disse que mais ou menos. O fisio pediu para contar a história. Muito legal esta participação, não é?

Este acontecimento me lembrou o que o Valdir (fundador do Viva) falou-nos na formatura. "Que nós, contadores de histórias, somos parte da equipe multidisciplinar no hospital." Lá no Cotoxó eu vejo isso. Espero que nos outros hospitais também seja esta a realidade.

Ah, não posso deixar de te contar o que aconteceu, também, neste dia. Eu sempre coloco despertador no meu celular para me guiar no horário. Eu tinha programado-o como sempre faço. Coloquei-o no silencioso, só com vibração, no bolso do avental. No horário programado, ele vibrou. Sem nem tirar ele do bolso, apertei qualquer tecla para desligar o despertador. Continuei a história que estava lendo e depois fui embora preencher os dados do relatório.

Quando cheguei em casa, liguei pro maridão e para minha surpresa a conversa foi assim:
"-Laine, ouvi você contando a história do Grúfalo hoje. 
Eu, surpresa, perguntei: Foi? Como você ouviu?
- Eu te liguei. Você atendeu e eu fiquei falando: Laine? Laine? Você não me ouvia. Depois eu ouvi você contando o Grúfalo. Fiquei curtindo. Depois desliguei."

Ah! Maridão ouviu história pelo telefone. Eu pensando ter desligado o despertador, atendi a ligação dele. Mico total! Como diz minha amiga Albinha: ai ai ai.

E a Leda? Bom, minha amiga ainda não decidiu qual ficar. Ela gostou dos dois. O que fez o treinamento e o que eu atuo. Agora é esperar ela decidir e me avisar. Gostaria muito de tê-la no Cotoxó para contarmos histórias juntas.

Até a próxima!
Elaine Cunha

segunda-feira, dezembro 13

"Doe um Livro"

Finalmente chegou o mês de Dezembro. E com ele, a esperança de um mundo melhor parece que brota do nosso íntimo.Tenho certeza que você está com uma lista enorme de festas, confraternizações, amigo secreto. Acertei? Final de ano agitadísimo!

Que tal parar um pouco este corre-corre e fazer uma ação possível ainda este ano? Temos várias possibilidades: cartinha do Papai Noel nos correios, brinquedos nas farmácias, roupas aos abrigos... Opções não faltam!

Quero falar de um projeto muito bacana. Conheci o projeto DOE UM LIVRO, pelo perfil do twitter. 



A idéia surgiu no ano passado, com intuito de receber doações de livro para o Natal. A iniciativa foi tão bem aceita que este ano ganhou força na rede social. A campanha tem perfil no Twitter e no Facebook.

Objetivo da campanha é muito simples: incentivar a leitura às crianças e aos jovens como também, ajudar o acesso dos mesmos aos livros. Vale quaisquer livros, exceto paradidáticos.

Então, quer ajudar? Separa alguns livros de sua biblioteca e doe. Eu gosto de pensar que livro novo é livro que não li. Logo, pode ser qualquer livro de sua estante. Não usa mais? Deixa num posto de entrega. A campanha esta espalhada em várias cidades do nosso país. Veja aqui . Recebem livros até comecinho de Janeiro. Mas não deixa pra fazer depois das festas, hein?

Se não encontrar um posto de coleta perto de você, faz contato pelo email (contato@doeumlivro) e veja como ajudar!

Se quiser saber mais da campanha, acessa o site do Doe um Livro
Eu já deixei os meus lá. E você?

Até a próxima!
Elaine Cunha

sexta-feira, dezembro 10

E o presente? Chegou!

Você lembra que participei de um Amigo Secreto de Livro no blog Mix Cultural e Arte, da Roberta Souza?

Quem me sorteou foi a Deyse Joyce do Dj Blog. Ela me descreveu assim:
"Minha amiga oculta eu não conhecia, mas depois de entrar no seu blog pela primeira vez e pelos títulos de livros em sua lista de desejo percebi que ela adora ler...
E adora (ou trabalha?) com crianças, pois em seu blog tem muitas dicas de livros, contos e leitura voltada para o público infantil...
Já descobriram???
Minha amiga oculta é a Elaine Cunha do blog Caminhado e Contado, nome fofo ne!!!!
Elaine seu pedido já está a caminho em 6 dias úteis, espero que goste do livro que escolhi,amei seu blog e espero te conhecer melhor por esse amigo secreto!!!"
Recebi meu presente nesta quarta feira passada.Ganhei o Leitura Prazer - Interação da criança com a literatura infantil na escola, da Maria Alexandre Oliveira, editora Paulinas.



Deyse, obrigada pelo livro. Adorei e já estou lendo! Já esta na minha chase do quarto para minhas leituras noturnas diárias. 

Vamos fazer amigo secreto assim mais vezes?

Até a próxima!

Elaine Cunha


quinta-feira, dezembro 9

" A Paz Perfeita"

No dia da formatura, recebi um carinho da amiga contadora de histórias Dora Estevez. Que abraço mais gostoso eu tive a honra de receber! 



Ela me presenteou com um livro de Fábulas e uma mensagem linda que compartilho com vocês. 



"A Paz Perfeita"

Há muitos anos, um rei criou um concurso para premiar o artista que melhor captasse, numa pintura, a perfeita Paz. Muitos tentaram e, ao final, o rei gostou de apenas duas.

A primeira era um lago, calmo e cristalino, onde refletiam as imagens de montanhas e árvores que o ladeavam. O céu era de um azul perfeito e todos os que fitavam a pintura enxergava nela um profundo conteúdo de Paz.

A segunda pintura tinha um quebra-mar sobre as rochas escuras e sem vegetação. O céu enegrecido, pontilhado por raios e trovões, precipitava uma grande tempestade. Definitivamente, essa pintura não revelava nenhum conteúdo de Paz e Tranqüilidade.

Mas, quando o rei observou mais atentamente, verificou que no alto das rochas, havia um pequeno arbusto crescendo de uma fenda, neste arbusto, encontrava-se um pequeno ninho e ali, no meio do mar revolto e céu tempestuoso, um pequeno passarinho descansava calmamente.

O rei então escolheu a segunda pintura e, diante de uma platéia surpresa, explicou:

“A verdadeira Paz não é estar num lugar calmo e tranqüilo, sem trabalho árduo e dor. Paz, significa que, apesar de estarmos no meio das adversidades e das turbulências da vida, permanecemos calmos em nossos corações, esta é a verdadeira Paz”.


Dora, que a paz perfeita esteja com você! Hoje e sempre!
Obrigada pelo carinho!

Até a próxima!
Elaine Cunha

terça-feira, dezembro 7

O grande dia chegou!

Desde 1985, a Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. Tem dia melhor para a Confraternização do Processo Seletivo 2010 do Viva e Deixe Viver?

Recebi de presente de formatura a presença de minha mãe e meu irmão Ericsson. Vieram do Recife especialmente para a ocasião. Felicidade não cabia em mim!

Chegamos ao Clube por volta das 9h10m da manhã. Ao entrarmos parecia que eu ouvia uma voz sussurando em meu ouvido: Começou a festa!

Se eu pudesse resumir o dia da formatura seria assim:
Ao chegar no clube, assinei presença,entreguei as esfihas, vesti avental. Ouvi as informações da preparação para entrada onde os novos contadores foram agrupados por grupo de atuação. Entramos em fila, sentamos à frente do palco. Recepcionados pela Magaly (contadora que foi a cerimonialista) e Valdir (fundador do Viva). Cantamos o Hino Nacional. Ouvimos os direitos das crianças a escutar contos. Brincamos com o Coral dos Meninos. Fizemos fotos do grupo por hospital com o Valdir e depois, foto do todos formandos.

Tenho certeza que desta forma que escrevi você pode até dizer: "Ah, Elaine... você já escreveu melhor!" Eu sei disto, mas não tenho palavras hoje para expressar a minha emoção. As palavras me fogem...

Não tenho vergonha alguma de te contar, que em muitos momentos da festa, eu me emocionei. As lágrimas rolaram. Chorei e me permitir chorar mais uma vez. Alguns podem até dizer que sou uma bobona. E é verdade! Sou bobona por acreditar no amanhã melhor através da leitura, através do amor. Da leveza da vida. De ir ao hospital para contar histórias e sair de lá com mais força para seguir com minha vida!

Formatura... É um momento de agradecer a Deus, aos familiares, aos amigos, as crianças que me permitiram ser contadora de histórias.

E como é tempo de comemorar, festejar, dividir alegria, somar sorrisos... e de fazer muitas fotos! Mostro aqui a comemoração pelas lentes do maridão, irmão e mãe! Assim, você entenderá a minha emoção!
Mamys e eu
Maridão e eu
Meu irmão, eu e minha Mãe
Marília, Dora, Eu e Mamys
Abraçço mais gostoso da Dora
Minha mãe me ajudando com avental
Eu, Sereno, Leda e Vânia



Quem é do Cotoxó aí?




Nós somos do Cotoxó: Eu, Dolores, MªAntonieta e nossa cabeça-de-chave Albertina



Leda e Eu, com as placas do Hospitais

Fila para entrada dos Formandos
Vista do Clube, no palco as meninas falando dos direitos das crianças







Coral do Menino
Eu e a Dionéia, companheira nas palestras
Valdir (fundador do Viva) e Eu
Carla e Graziela, responsáveis pelo processo seletivo
Cristiana e Eu
Novos Contadores de Histórias. Consegue me achar?

Agora que você já viu algumas fotos. Quer ver os vídeos?

Entrada dos Formandos


Coral do Menino - parte 1





Até a próxima!
Elaine Cunha

sexta-feira, dezembro 3

Arte na Cozinha!

Desde a semana passada que eu esperava um email muito especial. Convite da formatura!

O convite tem os dados mais importantes para a festa: local, dia, hórario e pedido de confirmação de presença (minha e dos meus dois únicos convidados). Tem também um item que fiquei pensando: "Trazer prato salgado para 5 pessoas, que não seja necessário uso de pratos, talheres..."


Tic tac tic tac ! Fiquei a pensar. O que posso levar? Ah, vou fazer esfihas que minha amiga Lílian havia ensinado-me a fazer.


Então, aqui no blog hoje, não tem dica de livros, nem como foi o meu dia no hospital esta semana (pode esperar que no próximo post escreverei sobre isto!) Hoje peço licença poética aos blogs de culinária, para expor a arte da cozinha para minha formatura.


Vamos começar?


Esfihas

Ingredientes:
Massa:
2 tabletes de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 copo de leite morno
2 ovos
1/2 copo de oléo
sal a gosto (usei 1colher de sopa)
+/- 1 kg de farinha de trigo (usei +/-500-600gr)


Recheio
1/2 kg de carne moida crua
2 tomates picado (usei com pele e semente)
1 cebola picada
limão para temperar.
 
 
Modo de preparo
Tempero do carne moída:
Pique os tomates e a cebola. Em um tigela, misture as verduras com a carne e coloque o suco do limão. Deixe marinando por uns 30 minutos. Depois, coloque a carne num peneira para escorrer o caldo do limão. O limão é que fará o cozimento da carne.

Massa:
Na tigela, coloque acúcar, sal e o fermento para dissolver. 
 



Depois, acrescente os líquidos (ovos, óleo e leite) e misture até ficar homogêneo. Aos poucos acrescente a farinha de trigo até que a massa não grude das mãos. Deixe descansar para crescer. Depois modele a massa no formato da esfiha e recheie com a carne moída.


Coloque numa forma, com as esfihas para baixo, pincele com ovo e deixe no forno, pré-aquecido, até assar na sua preferência.


Meus "Pitacos" na Receita!
 
Eu não gosto de colocar a mão na massa ainda muito molhada. Acho terrível! Comecei usando um fuê (parece uma hélice de batedeira) e só quando não tinha mais forças para continuar a usá-lo, usei as mãos.


"Como o tempo urge e a sapucaia é grande" ( a la Giovane Improta em Senhora do Destino), usei um acelerador para crescimento da massa: forno. Quando comecei a fazer a massa, liguei o forno para esquentar. Quando terminei a massa, desliguei o forno e coloquei massa para crescer. Uma maravilha! Cresce muito e rápido! Da próxima vez, usarei a minha máquina de pão!

Para ajudar no processo de montagem das esfihas, eu fiz várias bolinhas. Ajuda-me a ter pelo menos quase o mesmo tamanho delas. Como também, acelera o processo de montagem.



Para abrir as bolinhas, usei o rolo de massa. Um pouco pra cá, um pouco pra lá. Deixando o máximo possível redondindo. Recheio suficiente para não abrir.


Na hora de fechar as esfihas, pense num triângulo. Feche as laterais um pouco antes do meio e depois arremate com o fundo.


Importante! Na hora de juntar os lados, feche bem! Se não fechar direitinho, como calor do forno ela abrirá e ficará molhada.


Cuidado com a quantidade de suco de limão na carne. A carne precisa ficar cozida. Eu coloquei 3 limões pequenos para 1kg de carne. Não ficou bom. Precisei refogar no fogo. Trabalho dobrado!


 Tentei um recheio de pizza. Coloquei 1 tomate picado, 1/2 cebola picada e azeitona. Refoguei e deixei escorrendo a água como na carne. Depois acrescentei orégano e queijo. Tentativa para agradar a minha amiga Alba, que não come carne! Amiga, tá garantido. Ivan aprovou!


Depois de assado, você pode congelar normalmente. Não esquente no micro-ondas porque fica ressecada. Use o forno. 10minutos são suficiente para aquecer.

Quer ver como ficaram as esfihas?
"Voilà!"




 




Agora, só preciso ir na academia fazer 50m de esteira, 7 dias por semana!


Até a próxima!


Elaine Cunha