Eu até tento não ficar escrevendo aqui para você todas as visitas no hospital, sabe? Às vezes, eu fico com receio de ser repetitiva, sim! Porém, confesso, uma visita nunca é igual a outra! #prontofalei!
E como a rotatividade de crianças no hospital é grande (prova que elas ficam internadas pouco tempo!), sempre encontramos novas pequeninas pessoinhas por lá! E assim, novas histórias nos cercam.
E como a rotatividade de crianças no hospital é grande (prova que elas ficam internadas pouco tempo!), sempre encontramos novas pequeninas pessoinhas por lá! E assim, novas histórias nos cercam.
E hoje, o hospital estava florido! Sim, flores... Todas as voluntárias da sexta-feira estavam hoje. E ainda tivemos a presença de uma voluntária em treinamento. Você não leu errado! Uma das etapas do processo seletivo da associação é no próprio hospital. Tudo para que o contador em treinamento possa desenvolver as habilidades de narrativa, como também se perceber como contador de histórias. Afinal, tudo ainda é muito novo para muitos deles. Eu também fiz isto. Que ver só? Acessa aqui.
Assim, nos dividimos em dois grupos: A dupla Cris e Patrícia foram para o quarto e quinto andares. E o trio Márcia, Thereza e eu, ficamos no segundo e terceiro andares. Tudo organizado, equipe formada. Vamos "simbora", galera!
É tão bom quando nossa presença é esperada! Quando chegamos em um dos quartos, um lindo menino, Rafael, de 3 anos, nos viu foi logo gritando: "Históooorias". Nem preciso te contar que fizemos a maior farra, né?
E quando chegamos num quarto com duas crianças, a Denise (8 anos) e o Ezequiel (11 anos) embarcaram na nossa brincadeira de contar histórias com origami. (Prometo que te conto num post especial como podemos usar este recurso para contar histórias, tá? Promessa é dívida! Só aguardar um pouco!)
Enquanto, Márcia estava ajustando os papéis; eu fui esquentar o clima com o livro "A Escola Mágica". Eu sempre faço com que todos no quarto interajam, tanto as crianças como seus acompanhantes, com as palavras mágicas. Normalmente, são escolhidas as mais conhecidas tipo: "sim sim salabim", "abracadabra", "pó de pirlimpimpim"... Mas hoje fui supreendida com uma palavra díficil de lembrar. Você leu ou viu a saga do bruxinho mais famoso de Hogwarts? Então vai saber/conhecer a palavra de hoje:
E se você não conhece, eu te digo.
"Expecto patrono".
E se você não conhece, eu te digo.
A figura do patrono surgiu no no terceiro livro, "Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban" Este feitiço é o único que pode repelir os "Dementadores" pois para ser conjurado, o bruxo precisa pensar em alguma lembrança positiva sua. Como cada bruxo configura um patrono de acordo com seus sentimentos e gostos, seu formato está diretamente ligado as pessoas que o bruxo ama. No caso do Harry Potter, seu patrono assume o formato de um veado prateado (o do seu pai era assim também.). É ou não é o patrono o anjo da guarda do bruxo?
Sim, mas porque eu viajei aqui na história do bruxinho querido por muitos, inclusive por mim? Ah tá, lembrei. Então, a palavra mágica de hoje foi: "Expecto Patrono" Plinc! Mágica feita! O livro voltou a ser todo branco e já poderia ser devolvido à minha sacola mágica. Brincadeira pura com os pequenos!
Pois é.. cada quarto é uma mundo de possibilidades. E hoje, até a brinquedoteca virou este mundo.
Quando estávamos encerrando nossa visita, fomos para a brinquetodeca para realizar nosso registro do dia. Encontramos 3 crianças pintando e desenhando. Animadas ficaram ao perceber que nós contamos histórias. Porque avental colorido, cheio de bichinhos, moças de fivela de flor na cabeça, sacola repletas de livros... enfermeiras é que não são, né?
E ficaram com "olho de menino pidão", sabe? Não resisti. Fechei meu dia de hoje contando a história "Eu sou o Rei". Onde os bichos pegam a coroa e se denominam o rei. Até o verdadeiro dono a pegar de volta. E nós também tinhamos a nossa coroa (da próxima vez que você for ao Burger King, guarde aquela coroa tá? Super útil!) e todos foram rei.
Ah, como é difícil dizer adeus! Se dependessem das crianças... ainda estávamos lá contando histórias! Como diz uma amiga muito querida, "Eu me alimento de histórias!"
Na próxima segunda-feira, 22 de agosto, é dia do Folclore. Qual conto, mito ou lenda você mais gosta da nossa cultura?
E também não esquece dos sorteios do aniversário do Caminhando e Contando. Está chegando o dia de conhecer os filizardos! Você não vai perder esta oportunidade, vai? Acesse aqui e participe da festa!
Eita, quase ia me esquecendo! Hoje chegou minha encomenda. Olha só o que eu trouxe para casa hoje. Máquina de bolha de sabão! Estou até matutando as idéias para usá-la o mais rápido possível. Eu fico igual a criança com brinquedo novo!
Até a próxima!
Elaine Cunha
Achei que você já fosse usar a máquina nova hoje, Laine! :) Não teve chance, né?
ResponderExcluirAdorei o post. Eu li só até este livro do Harry Potter. Mas lembrei na hora!
Que bom que correu tudo bem hoje.
Beijos, Dadá
http://umahistorinhapordia.blogspot.com
Ah, Dadá!
ResponderExcluirEu a recebi hoje. E eu sstava sem pilha!
Mas já tenho a história para estreia dela! Pode deixar! Que conto depois como foi!
Beijos
Olá! ELAINE!
ResponderExcluirÉ lindo o trabalho que você
realiza.
Parabéns!
bj
Cristina Sá
do blog:
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com