terça-feira, janeiro 31

2º Festival de Contadores de Histórias do CCBB

Já tem programação para o final de semana? Não?!

Que tal ouvir vários contadores de histórias, com vários jeitos de narrar? Será uma mistura de recursos, com música, dança, bonecos, máscaras e muito mais. Na bagagem, muitas  lendas, mitos e "causos" de diversas partes do mundo.

Quer saber onde? No Centro Cultural Banco do Brasil, na Sé, aqui em São Paulo. Lógico que eu não perderei esta oportunidade por nada! Rever alguns amigos e certamente, conhecer mais belos trabalhos neste mundão das histórias. Vamos também?

Veja a programação completa. Escolha o melhor dia e horário e vá! Você irá gostar! Pode ter certeza!



"2º Festival de Contadores de Histórias do 
                              CCBB Educativo São Paulo"
Quando: dias 4 e 5 de fevereiro, sábado e domingo, das 11h às 15h30
Onde: teatro do CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil; rua Álvares Penteado, 112; tel. 0/xx/11/3113-3651)
Quanto: grátis. Distribuição de senhas na bilheteria a partir das 10horas.


Até a próxima!
Elaine Cunha

segunda-feira, janeiro 30

Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore

Hoje eu te apresento um vídeo que me deixou sem palavras. Um vídeo encantador que nos mostra o amor pela leitura. Quando eu o vi pela primeira vez, logo me veio me minha memória algumas frases que escutamos sempre sobre o incentivo à leitura: "Quem lê viaja!"

Lembrou-me também uma passagem do livro "Acordais - Fundamento Teórico-poéticos da Arte de Contar Histórias" da Regina Machado onde ela fala que "A história só existe quando é contada ou lida e se atualiza para cada ouvinte ou cada leitor." (p23)Quando falo como foi a experiência de ouvir determinado conto, termino te mostrando que o que ouvi foi um "um" conto, o meu conto. Isto porque, "(...)o conto estabelece uma conversa entre sua forma objetiva - a narrativa - e as ressonâncias subjetivas que desencadeia, produzindo um determinado efeito particular sobre cada ouvinte" (p24)

Pois é... tudo isto para te dizer uma única coisa. Vale a pena você assistir. Espero que o video ecoe no seu íntimo como ecoou no meu.

Então, liga a caixinha de som, puxa o banquinho e aperta o play!

Para você, "Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore"



Até a próxima!
Elaine Cunha

Resultado Sorteio de Férias - Apaixonada por Livros

Chegou o grande dia! Vamos descobrir quem foi a sortuda? Foram ao total 59 inscrições! Que maravilha!

Quanta emoção! Cada história tão linda compartilhada comigo neste sorteio. Foram tantas histórias resgatadas da memória afetiva de cada um. Quer ver só?

Algumas histórias citadas: "A Galinha Ruiva", " O menino, o velho e o burro", "Chapeuzinho vermelho", "Pele de Asno", "Macaco e a velha", "O pequeno príncipe" entre tantas mais. 

E o melhor de tudo é conhecer um pouco mais de vocês através das histórias. Afinal, este espaço é composto também da participação de vocês!

Tá bom! Vou parar de blá blá blá e dizer logo quem ganhou!



Ah-ra!

Chris Ferreira, Parabéns! Já enviei email para você! Espero retorno do email (até o dia 3 de fevereiro - conforme as regras do sorteio) com seu endereço para eu te enviar o livro. Tenho certeza que você e as suas meninas aproveitem ao máximo! 


Até a próxima!
Elaine Cunha

quarta-feira, janeiro 25

Bom dia, todas as cores!

Hoje eu vou te contar uma história de quem não aprendeu a dizer NÃO.  É a história do Camaleão que não podia ouvir uma opinião que já mudava de roupa!

Liga a caixinha de som, puxa o banquinho e aperta o play!

Para você, “Bom dia, todas as cores” da Ruth Rocha!

Eu vou dar uma dica para você. Aprender a dizer não é uma lição muito importante. Porque senão, fica igual ao camaleão!

“Se gostaram, muito bem!
Se não gostaram, AZAR!”

Até a próxima!

Elaine Cunha

segunda-feira, janeiro 23

Contador de Histórias Tradicional ainda existe?

storyteller21

Quando eu penso em contador de histórias tradicional - aquele cuja construção do saber se dá no cotidiano de suas comunidades, para as quais a oralidade tem um papel fundamental na preservação e transmissão do saber - eu logo penso no Sr Geraldo Tartaruga.

A primeira pessoa que me falou dele foi o Giba Pedroza, no curso da Biblioteca Hans que fiz no ano passado. O Giba tem um carinho imenso pelo “Seu” Geraldo e logo, fiquei muito instigada a ouvir uma narrativa dele. Fiquei feliz quando o Giba falou de um projeto lançado pelo Itaú Cultural chamado “Te dou minha palavra” onde vários contadores narraram alguns contos. E lá estava o Sr Geraldo, lógico.

Mas feliz mesmo eu fiquei quando minha amiga Dora Estevez (que teve um encontro mágico com Sr Geraldo) me presenteou com CD de histórias produzidos pelo contador de histórias.

Este jeito único de narrar histórias dele é fantástico. É coisa de contador de história mesmo. Das antigas. Daquele que , sentado na cadeira, no final da tarde, sol caindo… lua quase subindo, todos sentados ao redor só curtindo, faz todo mundo viajar nas suas palavras.

Tudo isto me lembrou as tardes gostosas que eu passava junto a minha avó materna e minha biza. É tão bom ouvir “a voz da sabedoria”! Até hoje eu me divirto quando meus pais me contam o episódio da enchente que aconteceu em Recife no ano de 1975 (eu ainda era projeto de gente!). A notícia falsa de que  “Tapacurá Estourou” (barragem construída para proteger)seguiu pela cidade  de forma avassaladora. Até hoje, alguns mais velhos, ainda acreditam que notícia foi verdadeira.

Sabe, eu vou te dizer, se procurarmos bem, lá no fundinho… sempre haverá um bom contador de história pertinho de nós. Sei que você até conhece alguns também! Sabe o por que? Porque nos contam histórias de nossas vidas! Sempre!

É ou não é?

Até a próxima!

Elaine Cunha

sexta-feira, janeiro 20

Resultado do Sorteio de Férias Toks de Arte

É com prazer que anunciamos a Vencedora do Sorteio Férias com parceria da Toks de Arte. 



Rudy, você é a sortuda! Uips! Parabéns!

Lembre-se: Você tem 3 dias para escolher em nosso site o modelo do Scrapbook Digital (opção escolhida) e enviar uma foto no e-mail: toksdearte@gmail.com


Sorteio realizado pela equipe Toks de Arte.
Obrigada a todos pela participação!
Obrigada a Toks de Arte pela parceria!

E não esquece! Ainda está rolando mais dois sorteios de férias.

Até a próxima!
Elaine Cunha

Seu filho ama os livros?




Minha amiga Lidiane Vansconcelos, editora do site Bicha Fêmea, me convidou para escrever sobre a importância da leitura, do como incentivar à leitura as crianças. Eu escrevi um pouco por lá. Inclusive indiquei livros e os temas que as crianças gostam por idade.

Ficou tão caprichadinho. Vale a visita. Clica aqui e confere lá!
E não esquece, mais tarde sairá o resultado do Sorteio de Férias com parceria da Toks de Arte. 

E ainda temos mais dois sorteios de férias no ar. 


A Sorteio de Férias com a Apaixonada por livros e com a Necas Gastronomia

Até a próxima!
Elaine Cunha



quarta-feira, janeiro 18

Pequenas Histórias

“Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta histórias ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens ilustrativas dos contos. São quatro histórias de humor e magia, com personagens e lendas do imaginário brasileiro.O casamento do pescador com a Iara, sereia dos rios. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua e as aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. Histórias brasileiras para pequenos e grandes.”

Esta é a Sinopse do filme “Pequenas Histórias”. Conhece? Esta pérola eu encontrei assim... navegando na internet… mas minhas pesquisas… plinc.. cheguei num cartaz do filme.
pequenashistoris

Busquei o trailer do filme no Youtube. E achei! Liga a caixinha de som, puxa o banquinho e aperta o play.

Depois que vi o trailer, fiquei morrendo de vontade de assistí-lo. A saga começou. A busca do filme pelas locadoras valeu a pena. O filme é divertido, história leve e muito bem produzido. É um filme infantil feito para ser visto por todos da família!

Primeiro que ter a Marieta Severo como narradora foi espetacular. Ela realmente é uma artista. Os contos para o filme foram bem escolhidos. Meus preferidos foram o casamento do pescador. Parece papo de pescador mesmo! E as aventuras do Zé Burraldo! Parecia que eu estava lendo a história de Ricardo de Avezedo no seu livro “Histórias de Bobos, Bocós, Burraldos e Paspalhões”. Eu até já escrevi aqui uma história do livro.(Navegando no site, vi que a história foi realmente baseada no livro do autor mesmo!)

O filme ganhou o prêmio de melhor longa metragem infantil de 2009! Mas confesso, não lembro deste filme na época. Passou desapercebido por mim. Não sei o porquê. Nem imagino!

O site do filme é uma verdadeira caixinha de surpresa. Tem jogos – forca e memória são os meus prediletos, música do filme para download, material pedagógico para uso escolar (maravilhoso!) e muito mais!

Só sei de uma coisa. Se você alugar este filme, diversão garantida!

Eu indico!

Até a próxima!
Elaine Cunha

segunda-feira, janeiro 16

"1, 2, 3, Era uma vez...”

 

Conheci o trabalho da Carmélia Cândida (contadora de histórias e atriz) pelo querido contador Francisco Gilson. É bom quando as redes sociais nos permitem bons encontros, não é?

CAPA

A Carmélia produziu um CD chamado “1,2,3, Era uma vez… Histórias com Carmélia Cândida".  O CD traz dois contos, um literário e um popular, com preâmbulo e fechamento da narração. Como extras, um poema e uma entrevista, na qual ela fala sobre relação com a narrativa e com a arte em geral.

Traz conto popular "Gaspar, eu caio!", uma história muito conhecida no Brasil. Um conto literário, chamado de "A menina que sonhava em ter a Lua" do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. O poema é de autoria da própria Carmélia e, por fim,  a entrevista foi um bate-papo que aconteceu após a gravação dos contos.

É um cd bem produzido. Mas não está a venda! É um CD demonstrativo! Uips! Mas pode ser baixado pela internet. Acessa aqui para baixar!

Espero que você tenha gostado da dica!

Até a próxima!

Elaine Cunha

sexta-feira, janeiro 13

Sorteio de Férias: Necas Gastronomia

Hoje o Caminhando esta mais doce!
Esta nova parceria traz duas coisas que amo de paixão: chocolate e histórias. E a responsável por isso tudo é a Fabiana Munhoz, chef responsável pela Necas Gastronomia.

 

necas 

Necas Gastronomia nasceu de experiências pessoais, de encontros com a família, com amigos, de momentos inesquecíveis em que as comidinhas quase sempre foram as protagonistas. São doces, salgadas e gostosas lembranças transformadas agora em muitos quitutes.

A Fabiana Munhoz responsável por tanta gostosuras está presentando o Caminhando. Adivinha com o que?

Uma bela lata de Brigadeiro Gourmet com 12 unidades nos sabores doce de leite, tradicional e branco
 
negas1

E para participar é fácil. Quer ver só?

"Qual história adoçou a sua vida? Por que?” Conte-nos e concorra a uma lata de brigadeiro gourmet pela Negas Gastronomia.

Mas atenção, leia por favor cuidadosamente as regras do sorteio, ok?

Como participar?

1- Preencha o formulário de inscrição com a sua resposta. Capriche na sua história! Não precisa ser seguidor, mas ficarei muito feliz se você assim o fizer, tá? A ordem da inscrição é o seu número para sorteio. Formulário anexado no final do post.

2- Atenção: promoção válida apenas para São Paulo já que a retirada do prêmio será pessoalmente com a Fabiana Munhoz. A entrega será feita com agendamento prévio no telefone celular : (11) 9446-0522. ATENÇÃO: Atendendo a pedidos, um adendo! Se você não for de São Paulo, pode se inscrever também. Mas para isso, terá que indicar algum amigo de Sampa para ganhar o seu presente caso seja o sorteado, ok?

3- O tecido e a lata estão sujeitos a cores diferentes.

4- A história escolhida pela comissão julgadora ganhará uma lata de brigadeiro Gourmet pela Necas Gastronomia.

5- Você terá até o dia  10 de fevereiro para se inscrever. Resultado sairá no dia 13 de fevereiro.

6 - O ganhador terá 3 dias após a divulgação do sorteio, 16 de fevereiro, para enviar para o email contato@caminhandocontando.com para confirmar a retirada do prêmio. Caso eu não receba o referido email, no prazo farei novo sorteio entre os inscritos no dia 17 de fevereiro, ok?

Quer ganhar chances extras?
  • Fale do sorteio num post em seu blog, me avise com seu link, e ganhe mais uma inscrição. Não se esqueça preencher o formulário com o link, ok?
  • Fale do sorteio no Twitter e/ou Facebook, me envie seu link, e ganhe mais uma inscrição. Não se esqueça de preencher o formulário com o link, ok?
Boa sorte para você!

Para saber mais da Necas Gastronomia, acessa o site ou mesmo curte a página no Facebook.

Até a próxima!
Elaine Cunha

quarta-feira, janeiro 11

“Galinda, uma mãe especial”

Sábado à tarde você já tem programação? Não? Ah, então te convido para o lançamento do livro “Galinda, uma mãe especial” da Vanessa Meriqui. Olha só quantas coisas boas acontecerão!

galinda

E para você conhecer um pouco mais da Vanessa e do seu trabalho, trocamos (Vanessa e eu) muitas figurinhas, num bate-papo super bacana. Quer ver só?

Elaine: Você é jornalista, contadora de histórias e escritora. Como surgiram tantas paixões pela Palavra?
Vanessa : Nunca havia pensado nisso até a tua pergunta... mas sabe aquela coisa que chamamos de "marcas na alma"? Talvez seja isso. Lembro-me que com 8 anos dizia que seria escritora. Depois, descobri que viajar era bom e escolhi uma profissão que me permitisse viajar bastante, e foi assim que o jornalismo entrou na minha vida. Ainda assim, continuei alimentando o sonho de ser escritora, mas o jornalismo me levou para outras paragens. O universo da literatura infantil e a contação de histórias veio quando minhas filhas eram pequenas, e voltou com força alguns anos atrás. Acho que consegui juntar tudo finalmente agora e estou maravilhada com essa fase.

Elaine: Sei que cada livro tem seu processo de criação. Pode nos contar um pouco como foi o da Galinda?
Vanessa: Tenho alguns textos prontos há anos. Galinda era um deles, Surgiu do nada e lembro-me que escrevi numa tarde. Eu estava em um ambiente alegre, mas de muito trabalho. A idéia veio e eu sentei e escrevi. Foi em 20 minutos aproximadamente ! Aí, engavetei, como com tantas coisas que a gente cria. Anos depois, conheci Alex, editor da Giostri, que se encantou com a história. Daí para frente o processo de edição foi muito, muito rápido. Alex é um editor fantástico e muito cuidadoso. Como tema é bastante delicado, conversamos muito sobre o texto e o resultado foi incrível.

Elaine: Escolher uma Galinha para seu personagem central tem alguma razão específica?
Vanessa: Não, como disse, a idéia veio, com começo, meio e fim. A personagem já nasceu assim, com essa personalidade, com esse nome. E Fepe, o ilustrador, conseguiu fazer a carinha que eu daria mesmo para a Galinda - com uma certa altivez, mas muito carinhosa.

Elaine: Podemos esperar novos lançamentos para 2012?
Vanessa: Sim, há outras histórias rodando.

Elaine: Algum recado para os leitores do Caminhando e Contando?
Vanessa: Leiam, ouçam e contem histórias. Prestem atenção à sua volta. O mundo é de uma riqueza fantástica e muita coisa merece ser vista com olhos da imaginação. Quando a gente consegue fazer isso, a difícil arte de viver fica um pouco mais fácil. Um beijo a todos.

Galinda na AllTVVanessa Meriqui é jornalista há mais de 30 anos. Começou a contar histórias para adultos e crianças há alguns anos também. Passou a escrevê-las e, agora, a publicá-las. É autora do blog Histórias para Encantar e do livro “Galinda, uma mãe especial”, além de vários outros textos, ainda inéditos. Tem certeza de que histórias são o bálsamo da alma, e vive para disseminá-las.



Convite feito para você! Será que nos encontraremos por lá?

Até a próxima!
Elaine Cunha

segunda-feira, janeiro 9

5 dicas para o seu filho gostar de ler

No final de Dezembro do ano passado (adorei usar isto!)  no site da Globo.com saiu uma reportagem super interessante sobre incentivo de leitura. Você viu? 

A reportagem se trata de uma criança de 11 anos que leu 224 livros em 7meses. Você não leu errado. Foram 224 livros em apenas 7 meses! Clica aqui e veja a reportagem completa.
Eu compartilhei esta reportagem no Facebook e algumas amigas falaram que era um desejo incentivar a leitura entre seus filhos mas não sabiam como. Então, colocando a cuca para funcionar convidei a Mila Viegas (autora do livro infantil Nicola, a borboleta de uma asa só) para conversar um pouco conosco aqui no CaminhandoVeja o que ela preparou para nós!
leitura
5 dicas para o seu filho gostar de ler
Esta é uma pergunta que também venho me fazendo há algum tempo: Como estimular o prazer pela leitura?

Dia desses eu estava conversando com uma amiga e ela me falava da paixão que a sua filha tem pelos livros. Algo natural, ninguém precisa obrigá-la a estudar, fazer os deveres de casa. Quer agradá-la? Basta dar-lhe de presente um livro legal. Como seria bom se todas as crianças tivessem essa pré-disposição para a leitura! Mas isso não significa que o interesse não possa ser desperto, concorda?
Além do gosto por livros não ser estimulado da forma como deveria,grande parte das crianças tem preguiça de ler. Sem saber, julgam uma perda de tempo (poderiam estar brincando), uma chatice ficar ali parada com um texto em mãos, acham que é uma prática tediosa e, por isso, não se interessam (muitas vezes porque não entendem o que estão lendo). O começo de tudo é mostrar que ler pode ser muito mais legal do que elas imaginam. Como bem disse Rubem Alves: "Um livro é um brinquedo feito de letras. Ler é brincar."

Vamos a algumas dicas? 
1 - Tenha uma biblioteca em casa. Não precisa ser algo grandioso, mas reserve um espaço agradável com prateleiras ou estantes coloridas e compre livros para o seu filho. Use a sua criatividade e crie um local aconchegante para que ele possa estudar e sentir vontade de passar um tempo ali, seja desenhando, folheando livros, etc. Um espaço só dele para deixar fluir a criatividade

2 - Inclua uma rotina para a aquisição de novos livros. Leve-o periodicamente à livrarias ou sebos. Deixe-o escolher os títulos que mais lhe agradarem. Há livrarias muito legais com um espaço dedicado ao público infantil que torna a visita ainda mais interessante. 

3 - Existem crianças que não gostam de ler, mas adoram ouvir. Se o seu filho 
ainda não sabe ler ou não despertou o gosto pela leitura, leia pra ele. Crianças adoram ouvir estórias! Ler para elas as ajuda a compreender melhor o texto e as auxilia na capacidade de interpretação do mesmo. Se o seu filho já é alfabetizado, que tal ler junto com ele? Revesem parágrafos ou capítulos, você começa lendo um e deixe-o ler o outro. Conversem sobre os principais pontos da estória. Essa interação pais e filhos é muito divertida, estimulante e importante na criação do hábito da leitura.

4 - Não o force. Ler deve ser algo natural. Forçar seu filho a isso só o fará se distanciar dos livros. Cada criança tem um ritmo e, por isso, não o obrigue a fazer algo que não está com vontade no momento em que você julgar propício. É preciso jogo de cintura, um certo "jeitinho" na hora de inseri-lo nesta prática. Que tal criar a Hora de Leitura? Comece sugerindo um dia e horário para isso. Pergunte o que ele acha. Lembre-se que ler é um hábito e nada melhor do que inclui-lo na rotina

5 - Se ler é brincar... chegou a sua hora de exercitar a criatividade! Sugira brincadeiras em torno da temática dos livros e/ou textos que estiverem trabalhando. Estimule o seu filho a criar novas ilustrações ou até mesmo imaginar novos finais para a estória. Brinquem com os personagens, com suas falas ou seus comportamentos. Há uma infinidade de formas de mostrar o quanto é divertido ler.

Tenho certeza que após essas dicas você vai conseguir despertar no seu filho a figura de um leitor curioso e em pouco tempo será ele quem vai lhe convidar a adentrar no universo da sua imaginação. Experimenta! 


  




Mila Viegas é bióloga, professora de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, e escritora. Atualmente se dedica à literatura, tendo contos e poesias publicados em diversas antologias. É autora do livro infantil "Nicola, a borboleta de uma asa só" e de outras obras ainda inéditas.


E aí, gostou das dicas da Mila? Quer nos contar a sua experiência? Conta aí! Espero sua história!
E esta semana ainda teremos mais duas convidadas que falarão como fazem para incentivar a leitura com seus pequenos. Pintando mais dicas por aqui!


Até a próxima!
Elaine Cunha

sábado, janeiro 7

Sorteio de Férias: Apaixonada por Livros

Você sabe que eu participei do amigo secreto de livros do blog da Beta Souza, no ano passado, não é?

A Márcia (quem me sorteou) do blog "Apaixonada por livros", me deu um exemplar extra do mesmo livro que escohi. E sabe o que pensei?  Sorteio de férias! Mais um! Márcia obrigada pela livro! Vamos comemorar o dia do leitor com um livro. Não tem presente melhor, não é?

O livro faz parte da  coleção "Histórias à Brasileira", da autora Ana Maria Machado, pela Cia das Letrinhas. É um resgate de contos tradicionais onde a autora de narra com suas palavras, as histórias que havia escutado de seus pais e da avó. Eu sou apaixonada pelo contos tradicionais. 

Neste volume, Ana Maria Machado traz mais dez histórias: três episódios envolvendo o personagem Pedro Malasartes - "Pedro Malasartes e o lamaçal colossal", "Pedro Malasartes e o surrão mágico", "Pedro Malasartes e a sopa de pedra" -, além de "Poltrona de piolho", "O boneco de piche", "Os figos da figueira", "O jabuti e o teiú", "O jabuti e o caipora", "A galinha ruiva" e "A vida do gigante". 

Se interessou pelo livro? Então, eis a  minha pergunta para você é:  

"Qual história você ouvia quando criança que se recorda até hoje?"

Já lembrou? Então agora peço atenção as regras do jogo.

Leia por favor, as regras do sorteio atentamente, ok?
Como participar?

1- Preencha o formulário de inscrição com a sua resposta. Não precisa ser seguidor, mas ficarei muito feliz se você assim o fizer, tá?

2- É necessário que seu endereço de entrega seja em território nacional. Se você mora fora do Brasil, pode participar! No caso de você for o sortudo, enviarei para endereço dentro do território nacional indicado por você, tá certo?

3- Você terá até o dia  27 de janeiro para se inscrever. Resultado sairá no dia 30 de janeiro.  

4 - O ganhador terá 3 dias após a divulgação do sorteio, 1 de fevereiro, para enviar para o email contato@caminhandocontando.com os seus dados (nome e endereço para envio do prêmio). Caso eu não receba o referido email, no prazo farei novo sorteio entre os inscritos no dia 2 de fevereiro, ok?

5 - Sorteio será realizado pelo Random.org. O  número de inscrição corresponderá a ordem de chegada dos comentários. 

Quer ganhar chances extras? 

  • Fale do sorteio num post em seu blog, me avise com seu link, e ganhe mais uma inscrição. Não se esqueça preencher o formulário com o link, ok?
  • Fale do sorteio no Twitter e/ou Facebook, me envie seu link, e ganhe mais uma inscrição. Não se esqueça de preencher o formulário com o link, ok?

Boa sorte para você!

Até a próxima!
Elaine Cunha


sexta-feira, janeiro 6

As cinco pessoas que você encontrará no Céu

Primeiro de janeiro. Dia da Confraternização Mundial, Dia Mundial da Paz!

Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia. Tradicionalmente as pessoas ficam acordadas até a meia-noite do dia 31 de dezembro, quando se comemora com muita festa a virada do ano, não é?  Esse dia foi criado em 1968, pelo Papa Paulo VI, para que fosse celebrado pelos verdadeiros amigos da Paz, independente de credo, raça, posição social ou econômica.


Onde eu  estava? Em casa, numa gripe daquelas. Que há muito tempo não tive. Doendo tudo! Então, qual o programa favorito quando você está em casa e não consegue sair do sofá? Sessão filme + pipoca! Lógico!

Com vários filmes na manga para assistir com o maridão, escolhi:

"As cinco pessoas que você encontrará no Céu"


Eu escolhi o filme pelo título. Não conhecia o livro que ele é baseado nem tão pouco li a sinopse do filme. Não preciso te contar que o livro já esta na minha lista dos desejos, não é?

"Esta é uma história de um homem chamando Eddie.
Ela começa pelo final, quando Eddie morre em um acidente.
Você pode até achar estranho começar a história pelo seu final. Mas todos os finais são apenas um começo...
Só nós não sabemos o momento certo."

Assim começa  o filme. Começando pela morte do protagonista. Eddie "era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele se dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo....E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por cinco pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor idéia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não entendemos"


Pronto, prato cheio para os amantes de drama (como eu!) Então, naquele dia que você quiser ficar só na preguicite aguda ou mesmo em casa reclusa por aquela hiper mega blaster gripe... veja esta filme. Só te garanto uma coisa, passe na fármacia e já deixe separado uma caixinha de lenço. Eu chorei 1/3 do filme. Traga também descongestionante de nariz caso esteja gripada, como eu estou. Precisei dele depois!

Ah, antes que eu me esqueça...

"Esta é a história de um homem chamado Eddie, que viveu e morreu e que um dia pode compartilhar do segredo do Céu.
Cada vida afeta  a outra e a outra afeta a seguinte
O mundo é repleto de histórias, mas histórias são todas uma só..."



Até a próxima!
Elaine Cunha

quarta-feira, janeiro 4

Blog Retrô 2011


Cá estou eu novamente participando de mais uma blogagem coletiva da querida xará Elaine Gaspareto, do blog "Um pouco de mim". Adoro! O tema desta vez? Retrospectiva do ano de 2011. 

E como relembrar é viver. Fiquei pensando nas propostas da Elaine. Eu já sabia quais eram as minhas respostas. Fiquei em dúvida  apenas em dois posts para uma mesma categoria, assim deixei os dois num rank mesmo. Coisa de geminiana que é muito inconstante

Será que você que me acompanhou sabe dizer quais foram as minhas escolhas?  Bom, vamos tirar a prova dos noves agora! tan na na na!

1- Qual post seu que mais você gostou de fazer, que mais prazer ou emoção te deu? Por que?
    
Eu senti a mais pura emoção quando escrevi sobre, sem sombras de dúvidas,  o dia da minha formatura como Contadora de Histórias pela Biblioteca Hans Cristhian Andersen. Foi um post multi-skill, se assim posso te falar. Lá estava um pouco da minha escolha da história, do processo louco de estudo que tenho, da emoção do dia, minha apresentação em si... Concluindo mais uma etapa na minha estrada de contadora e o melhor, com a presença dos meus maiores incentivadores (meus pais e meu marido). É tão bom rever esta etapa vencida. Ficou curioso para (re)ler este post? Clica aqui

Também não posso deixar de mencionar, como em segundo lugar neste mesmo tópico, o post  "Carta Aberta" que eu fiz aos amigos do curso da Hans. Além do trabalho danado que deu editar um vídeo com minha voz, com todas as fotos sincronizadas...emocionante reviver a alegria da seleção e do curso. O resultado ficou lindo e super emocionante. Valeu a pena! Quer (re)ler o post? Clica aqui.

 2. Qual post seu foi o mais popular, mais comentado ou mais visitado? Por que, em sua opinião?

Tirando os posts dos sorteios que realizei aqui no Caminhando durante o primeiro aniversário do blog, meu post mais visitado foi: tic tac tic tac.
Este ainda é o mais visitado. Confesso, ainda recebo vários emails de adultos e crianças pedindo para eu mandar beijos, abraços e afins durante o programa. Ai ai ai... Respondo a todos os emails dizendo que não faço parte do Quintal infelizmente. Ainda respondo com o endereço da caixa postal do programa! Informação contida também no post. Às vezes, as pessoas não lêem mesmo o que escrevemos, viu?!  Mas tudo bem, prova que o programa é um sucesso e a pesquisa no santo google funciona. Quanto ao programa, um dia estarei lá! Pode esperar! 

    3. Qual post seu foi o mais difícil de escrever, o mais complicado? Por que?

O mais difícil de escrever ... Difícil pelo meus sentimentos envolvidos foi onde escrevi sobre meu quase big- bang! Um dos dias mais densos que eu vivi no hospital como contadora de histórias voluntária. É, acho que você acertou sim. O relato de minha visita que saiu publicada no canal do voluntário da associação que faço parte. Reafirmando meu trabalho e meu desejo que fazer o meu melhor. Eu chorei muito ao escrever este post. Aquele dia ficou marcado pra sempre em mim. Clica aqui para (re)ler o post


Bom, estas foram as minhas escolhas de 2011. Será que você acertou alguma?

Agora, em 2012, que eu possa ter novas histórias para te contar. Novos desafios, novas apresentações. Fazer tudo vale a pena!

Ah, não esquece, tá rolando um sorteio. Você não vai ficar de fora ou vai? Clica aqui e veja como participar!

Até a próxima, 
Elaine Cunha

segunda-feira, janeiro 2

Sorteio de Férias: Toks de Arte

O Caminhando e Contando já começou o ano com gás total. Cheio de novidades!


A primeira dela é a mais nova parceria com o blog Toks de Arte, das amigas Nilza Dias e Sandra Torres. Que tal ganhar uma caricatura ou mesmo um Scrapbook Digital?


A Toks de Arte é uma empresa nacional, formada por profissionais com experiência na área gráfica e trabalhos manuais. As profissionais já atuam no mercado por 6 anos, e a marca surgiu da força de amizade e paixão de ambas as sócias por arte.

E ai, ficou interessado em participar do sorteio? Leia atentamente as regras para não perder nenhum detalhe, ok? Então, vamos lá!

Como participar?

1- Clica aqui e preencha o formulário com as informações solicitadas. O sorteio dá o direito a uma Caricatura ou um Scrapbook Digital. Os modelos podem ser encontrados na loja virtual.

Atenção:
  •  Para a opção Caricatura o vencedor(a) pode enviar uma foto para toksdearte@gmail e enviaremos a caricatura para o e-mail cadastrado.
  • Para a opção Scrapbook Digital o vencedor(a),  pode escolher um modelo na loja virtual: anotar o código correspondente e enviar email para toksdearte@gmail.com o código escolhido e a foto, que adaptaremos a arte e enviaremos para o e-mail cadastrado.
2- As inscrições serão encerradas no dia 18 de Janeiro.

3- O sorteio será feito no dia 20 de Janeiro e será realizado pelo Random.org. 
     O  número de inscrição corresponderá a ordem de chegada dos cadastros do formulário.

4- O sorteado terá 3 dias após a divulgação do sorteio, 23 de Janeiro, para enviar para o e-mail toksdearte@gmail.com os seus dados (nome e endereço e-mail e foto para receber seu prêmio). Caso não recebermos o vencedor perde o direito e realizaremos outro sorteio. 

5- O vencedor tem direito apenas a uma das opções do sorteio, conforme escolha no preenchimento do formulário.

Quer ganhar chances extras? 

  • Fale do sorteio num post em seu blog, preencha no formulário o link da sua publicação, e ganhe mais uma inscrição.
  • No Twitter, basta retuitar a frase Quero ganhar uma caricatura ou scrapbook digital que a @toksdeartes esta sorteando lá no @_caminhando_ Vem você também! http://bit.ly/uDaTN3  e preencher o formulário novamente com nome do seu perfil no twitter. 
  •  No Facebook é mais fácil ainda! Basta você divulgar o link do sorteio. Depois só preencher o formulário para ter a sua chance extra.

Boa sorte para você!
Até a próxima!
Elaine Cunha

domingo, janeiro 1

A Surpresa de Handa


Chegou o 2012!

Neste primeiro post do ano novinho, eu deixo uma história (como adoro isto!) que recebi da amiga Aline Caldas, do Semear-te

Faço as palavras da Aline as minhas para você:

Que 2012 seja de boas surpresas!

Puxa o banquinho, liga a caixinha de som e aperta o play! :)





Seja muito bem-vindo, 2012! Traga, na sua mala, sempre boas surpresas!

Até a próxima, 
Elaine Cunha