Hoje eu te apresento um vídeo que me deixou sem palavras. Um vídeo encantador que nos mostra o amor pela leitura. Quando eu o vi pela primeira vez, logo me veio me minha memória algumas frases que escutamos sempre sobre o incentivo à leitura: "Quem lê viaja!"
Lembrou-me também uma passagem do livro "Acordais - Fundamento Teórico-poéticos da Arte de Contar Histórias" da Regina Machado onde ela fala que "A história só existe quando é contada ou lida e se atualiza para cada ouvinte ou cada leitor." (p23)Quando falo como foi a experiência de ouvir determinado conto, termino te mostrando que o que ouvi foi um "um" conto, o meu conto. Isto porque, "(...)o conto estabelece uma conversa entre sua forma objetiva - a narrativa - e as ressonâncias subjetivas que desencadeia, produzindo um determinado efeito particular sobre cada ouvinte" (p24)
Pois é... tudo isto para te dizer uma única coisa. Vale a pena você assistir. Espero que o video ecoe no seu íntimo como ecoou no meu.
Então, liga a caixinha de som, puxa o banquinho e aperta o play!
Para você, "
Até a próxima!
Elaine Cunha
Elaine,
ResponderExcluirEmocionante!!!
Quando cada personagem ganhava cor ao pegar um livro, voltou a minha lembrança as palavras de uma senhora que conheço muito bem: "Quando não sabemos ler, enxergamos o mundo de outra cor."
Acredito que na realidade ela queria dizer "sem cor".
A descoberta da leitura realmente nos leva a ver o mundo com cores, as mais vivas e vibrantes. Sou professora e vejo isso nos olhos de cada criança.
Ah, sabe a SENHORA? É minha mãe, a maior responsável pela paixão que tenho pela leitura. Tem um detalhe, ela não teve a oportunidade de estudar e só sabe escrever seu nome, mesmo assim nunca faltaram livros em casa.
Meu pai que sabe ler "um pouquinho", como ele mesmo diz, também foi um ótimo exemplo de leitor. Me lembro bem dele sentado e concentrado desvendando notícias em jornais,revistas,etc.
Grata por compartilhar esse vídeo conosco.
Um grande abraço.
Mônica Carvalho
Olá, Mônica!
ResponderExcluirFiquei tão emocionada com suas palavras. Senti um amor tão forte e puro que você sente pelo seus pais. Um um orgulho danado de bom, não é?
Que todos nós possamos ver o mundo mais colorido. Sempre!
Beijos coloridos!
Elaine Cunha
Coisa mais linda amiga!
ResponderExcluirVocê mostra tanta coisa linda pra gente!!!
bj