quarta-feira, dezembro 30

Carta de Despedida de 2020





Neste ano tão desafiador, fiz uma carta de Despedida de 2020, inspirada pelo @cadernodagabi. Fechei os olhos, abri e escrevi o que sentia. Simples assim. Apenas conectada a minha essência! Vem ler!


CARTA ABERTA - Despedida de 2020.

São José do Rio Preto, 30 de Dezembro de 2020.

"Olhando para o ano que passou, posso dizer que…" amadureci e pude caminhar o meu caminho com certeza que a vida é um presente do Criador.

"Nesse ano aprendi…" que cada pessoa sente o mundo ao seu jeito e está tudo bem! Sigamos em frente. Quero ser feliz!
 
"Apesar de…" eu ter chorado inúmeras vezes por me sentir perdida, sou mais forte.

"Agradeço por…" todas as oportunidades que tive de crescer. Onde eu pude, através do meu dom de contar histórias, levar o afago a alguém também.

"O que mais me surpreendeu foi…" ao vivenciar um dia de cada vez, eu enxerguei de fato o que é o importante.

"Eu me senti…" amparada pela Espiritualidade que me acolheu e me inspirou todos os dias. Deus nos manda anjos em várias formas. Basta termos olhos de enxergar!

"Refleti sobre…" meu papel no mundo. E hoje, tenho  mais certeza ainda que posso ser Luz no mundo através das minhas histórias.

"O que melhor aconteceu foi…" ser família. Nada mais gostoso do que SER família para quem amamos.

"Nesse ano eu consegui…" realizar uma jornada que me transformou em primeiro lugar. Deixei-me conduzir pelo movimento das histórias. E foi lindo, potente, libertador!

"Uma decisão importante que tomei foi…"  voltar a cuidar de mim. Foi um grande passo.

"Se esse ano fosse uma palavra, seria…" resiliência. Tudo muda tempo todo. E o mais importante é saber como seguir em frente apesar de.

"Se esse ano fosse uma frase, seria…" Tudo passa!

"Eu me despeço… "quentinho confortável". A vida borbulha lá fora.

"Deixo ir… " o medo, a raiva, a angustia... Tudo em demasia que me tira o equilíbrio.

"Gratidão… " a Deus pela VIDA.

Agora é com você. Qua tal fazer a sua carta de despedida para 2020? Escrever ajuda a se reorganizar. Vai lá. Experimenta. É terapêutico. E conta depois.

Até a próxima!

Elaine Cunha

quinta-feira, dezembro 3

O que tem na mala do Contador de Histórias?

 



O que tema na mala do Contador de Histórias?

A minha é repleta de sonhos, de livros, de histórias, de sentimento, de verdade, de movimentos externos do corpo e internos que somente o coração consegue dizer, de amor, de afeto, abraços, sorrisos, e por que não de um medinho também, né? Tudo faz parte da jornada!

E na hora que eu vou narrar aquela história, ela transborda de mim de uma forma tão única, tão delicada que eu consigo ver em minha mente todas as imagens que eu falo.

Eu sou dessas que sempre tem uma história na manga. E eu adoro!!

Troco conversas por histórias. Só não troco abraços. Porque estes são dados após aquela emoção vir a tona depois de uma boa história!

E você, o que anda pondo na sua mala?


Elaine Cunha

Contadora de Histórias


#caminhandocontando #oficiodocontandor #maladocontadordehistorias #repertorio #amorpeloquefaz

terça-feira, dezembro 1

Calendário das Boas Ações





Chegou Dezembro!!!!
E uma forma bem legal de fazer esta espera mais gostosa para o Dia Do Natal é fazendo um Calendário de Boas Ações! Aqui em casa, fazemos este calendário deste quando Pedro tinha 5 anos. Conversamos sobre o Calendário, o que era boa ação e porque até Natal. Assim, vamos construindo e conscientizando sobre a mudança que podemos ser no mundo.
Vem você também! Deixei o calendário disponível para você baixar. Só acessar o link: https://linktr.ee/caminhandocontando
É uma forma lúdica para conscientização de pequenas atitudes que mudam a nós mesmos e o mundo.
Bora juntos?
Elaine Cunha
Contadora de Histórias

sexta-feira, novembro 27

Faltam 2 dias para nossa Jornada Natalina!

 


Está chegando o dia de começarmos nossa Jornada Natalina! E olha, tá linda, viu? Eu estou apaixonada! Eita que meu coração tá vibrando amor! ❤️
Venha fazer parte deste momento. Últimos dias de se inscrever!
E você, já fez sua inscrição? Acessa o link:
Aguardo você!
Abraços,

Elaine Cunha
Contadora de Histórias

quarta-feira, novembro 25

Um mês para Natal!

 



Estamos há um mês do Natal. E este ano, acredito que será uma comemoração bem diferente. Estamos vivendo um período bem estranho com esta pandemia, não é?

Pensando na agitação do mundo, resolvi voltar-me para "dentro". Resolvi deixar a Estrela me guiar. Trabalhar o ritmo de vida. Desacelerar para o mundo. Fazer  o movimento de mergulhar em si mesmo. Daqueles mergulhos que quando voltarmos a superfície, estaremos diferentes. 

Como eu sou dessas que amam as histórias, resolvi fazer este mergulho através delas.  A "Jornada Natalina - Histórias para aquecer o coração" é um mergulho nas histórias natalinas. É uma vivência para se viver a Espiritualidade e não uma Religião. 

O Natal é comemoração do Nascimento do Menino Jesus. E é ele quem nos traz o espírito de comunidade, amor, harmonia, paz, união... Ele nos deixou muitos ensinamentos, não é?


Ao vivenciarmos o percurso de José e Maria a caminho de Belém, teremos oportunidade de entrarmos em contato com os desafios vividos por eles. E vou te dizer, não são poucos!  Desta forma, o objetivo central da Jornada é trazer a ideia do que vivemos e o que podemos transmutar /mudar os sentimentos. Trazer amor através das histórias e das atividades que serão propostas. O Amor como expressão de Deus. Somos todos LUZ. E temos LUZ dentro de nós! Deixa a Estrela Guia te guiar!

Últimos dias de inscrição. Acessa o link: 


Vamos juntos?

Elaine Cunha
Contadora de Histórias

sábado, novembro 21

Contar histórias é antiquado?

 

Os contadores de historias surgiram há muito tempo atrás, quando ainda se formavam rodas ao redor de uma grande fogueira e cada um contava seu conto, causo ou simplesmente para uma boa prosa.

Hoje já não há uma “grande fogueira” mas eu trago em meu coração este fogo da ancestralidade  e eu, na expressão de minha arte, trago em  minha voz esta intenção: de está numa grande roda junto a fogueira. 

Para mim, as histórias vão muito além de do entretenimento. As histórias são como uma luz a se seguir. Assim, quanto mais o tempo passe, contar histórias é algo ultrapassado, obsoleto, velho. Pois eu acredito que co contador de histórias tem algo muito poderoso em sua voz!  

Um bom contador de histórias é aquele capaz de deixar você, ouvinte, entretido pela voz, pelo balanço do seu movimento do corpo, pelas imagens mentais que você cria em sua mente e principalmente, pelo toque seguro e acolhedor  que ele faz em seu coração. É o despertar emoções. É tocar na alma do outro com muito carinho e amor. Contador de histórias é aquele farol que te guia na jornada.

E você está para pronto para fazer uma jornada comigo?

Elaine Cunha
Contadora de Histórias

quinta-feira, novembro 19

Tá sabendo da "Jornada Natalina: histórias para aquecer o coração"?


Você já enfeitou a sua casa para o Natal? Que tal agora preparar também o coração? E se esta preparação for através de um momento intimista pelas histórias?


Sim, as histórias nutrem nosso coração e nossa alma. Assim, este ano, resolvi fazer uma "Jornada Natalina - Histórias para aquecer o coração".

A Jornada será de histórias e algumas sugestões de atividades para nos conectar ao momento, nesta preparação do Nascimento do Cristo em nosso coração.

As histórias foram selecionadas a dedo! Do jeitinho que amo! E trazem sentimentos nobres, como fé, amor, respeito, gratidão, entre outros. As histórias trarão a viagem de José, Maria grávida e o burrinho até Belém. É neste caminho que a magia acontece! Vamos juntos com eles e nos preparar para clímax que é a chegada do Menino Jesus. Vamos nos lembrar da importância do caminhar!

A jornada será dividida por semana. Estaremos juntos por 4 semanas. E a cada semana teremos 3 histórias. Assim, no total teremos 12 histórias. Que delicia, não é? ❤️

A Jornada acontecerá online, num grupo Vip no WhatsApp onde toda a magia acontecerá.

Começará no dia 29/11 e seguirá até o dia de Natal. Então corre e faz a sua inscrição neste link aqui ó:

https://bit.ly/inscricaoJornadaNatalinaAqui.

Jornada é aberta a todas as pessoas, adultos e crianças, que desejam fazer esta caminhada comigo. Só precisa gostar de ouvir histórias! E quem não gosta de ouvir uma boa história, não é?

Marque aqui um amigo que para fazer a jornada contigo também!

Aguardo vocês nesta jornada!

Gratidão!

Elaine Cunha

segunda-feira, novembro 16

Jornada Natalina - Histórias para aquecer o coração




"Jornada Natalina - Histórias para Aquecer o coração"
Convido você a preparar a sua casa e também preparar seu coração. Para o nascimento do Menino Jesus. Ficou animado? Vamos os detalhes desta Jornada que foi preparada com muito amor e carinho para vocês.

A "Jornada Natalina - Histórias para aquecer o coração" será um momento de criar novas memórias afetivas com sua família através das histórias escolhidas a dedo para te emocionar. As histórias levarão vocês ao encantamento da preparação da chegada do Nascimento de Jesus. Histórias narradas com meu jeitinho: de forma bem intimista. As histórias que nos nutrirão com os sentimentos de Paz, Família, Amizade, Fé, Amor... E tantos outros sentimentos. Vamos brilhar a Luz do Menino Jesus em nossos corações!
E contar as histórias de forma simples e intimista, trará a história para mais perto. A criança entenderá que o acontecimento natalino é esperado ansiosamente no mundo inteiro. A cada história narrada, a sensibilidade será despertada de modo que a luz do Natal aos poucos brilhe cada vez mais, até que na Noite Santa se irradie em toda a sua plenitude.
Faça a sua inscrição. Logo em seguida, você fará parte do grupo VIP no Whatsapp onde acontecerá toda a magia.
A cada história, teremos uma atividade a ser realizada a várias mãos: pela sua família. Que delícia, não é? Estaremos juntos por 4 semanas. Serão ao todos 12 histórias + atividades. Podendo reviver esta preparação por toda a semana até a chegada do Natal. Quem pode fazer parte desta jornada? Aberto a todos que desejem vivenciar uma nova experiência com histórias trazendo ao coração a chegada do Natal. Como será? Nossa Jornada será de 4 semanas.
Todas as histórias foram gravadas com carinho e com exclusividade para esta Jornada. Você poderá ouvir as histórias quantas vezes quiser e por quanto tempo desejar.
Você receberá no grupo Vip: - História preparatória da semana: Abordarei o tema semanal das histórias e também os itens necessários para cada história; - As duas histórias por semana em dias diferentes. Desta forma, você poderá degustar deste momento da história e a sugestão de atividade. Ao todo serão 12 histórias para você preparar sua casa interna: seu coração! Começaremos no dia 29/11 e terminaremos no dia 25 de Dezembro, o dia do Natal.
Inscrições diretamente no link: https://bit.ly/inscricaoJornadaNatalinaAqui

É necessário realizar as atividades? Depende de você. Mas te garanto que elas farão muito sentido para você nesta preparação da chegada do Natal.

Valor de Contribuição?
É jornada para ser realizada por todos. Meu propósito é levar o meu amor pelas histórias até você. E que você sinta em seu coração que esta Jornada fará sentido para você, trazendo a ti bons momentos acalentados pelo com amor. Assim te proponho as seguintes formas de contribuição:
Contribuição Individual – R$49,99 – Uma inscrição Contribuição Amigo – R$ 24,98 – Mais de uma inscrição realizada ao mesmo tempo. Contribuição Social*
IMPORTANTE!
Escolha com consciência. Opção de Contribuição Social* é um presente meu para você. É a sua Inscrição gratuita. Se você não pode realizar neste momento de outra forma, tudo bem. Venha e participe gratuitamente. Você fará parte do mesmo grupo e receberá o mesmo conteúdo. Só te peço que escolha uma opção que caiba, verdadeiramente, em seu bolso e no seu coração.
Ficou com dúvidas? Fale comigo!
Aguardo você!
Abraços afetuosos,
Elaine Cunha




sexta-feira, novembro 13

Eu escolho as histórias ou elas me escolhem?

Será que consegue dizer qual é a minha resposta?

Tic tac tic tac

Eu digo que 'eu escolho as histórias' quando alguém me pede uma história sobre um tal assunto. E também te digo que 'as histórias me escolhem' porque muitas vezes elas chegam até a mim por alguém ou de alguma forma.

Tem diferença? Para meu estudo não. Para meu narrar não. Sabe o por que?

Se eu fosse fazer um check list de importância seria assim: 

- Como a história chegou em mim? Não importa. Importa que chegou! 10%

- A história é bem escrita, com história coerente, sensata, tem enredo bem construído e tocou meu coração? 25%

- A história tocou meu coração? Sim, mais 50%

- Quero sair feito uma louca contando ela para todo mundo? Sim sim sim!!!!! 75%


Ué, deu mais de 100%!


Sim, porque para mim, o que de fato importa é que a história nos toque na alma, que deixei um calorzinho no coração após terminar. E você levar a semente dela dentro de você ao ponto de nem saber que fui eu quem te contou e sim, lembrar apenas a história. Afinal, a história é quem tem que ser lembrada, não é?


E por aí, como você escolhe as suas histórias? Conta para mim!



Beijocas, 

Elaine Cunha

Contadora de Histórias


#caminhandocontando #montandorepertorio #comoescolherhistorias #peloamor #historiasqueinspirem #historiascomproposito #sentimentosbons

terça-feira, novembro 10

Pausar não é parar

 

Dizem que a vida é feita de ciclos, não é? Eu acredito. E também acredito no poder das pausas. Pausar não é parar. É se permitir um momento de repensar e de ressignificar. Eu me permuti.

Eu estava me sentindo triste, cansada e sem ânimo algum de fazer alguma coisa. Todas as vezes que colocava minha carinha carinha ou escrevia algo parecia que minhas palavras estavam distantes...  Eu estava realmente desconectada comigo mesma. Senti em meu coração que eu precisava ficar off.

Mergulhei no meu casulo. Fiquei quase um mês sem postar por aqui. Fiquei só nos bastidores.

Chorei. Sorri. Gritei. Fui para chuva lavar a alma. Abracei árvores. Voltei a ler sem compromisso de terminar livro. Busquei me (re)alinhar com minha essência. Eu estava sentindo falta de mim mesma! Eu precisava me nutrir! É o preço que pago por ser tão intensa e verdadeira em tudo o que faço. Eu ainda nao descobri o jeito de me entregar menos... Se você souber, conta aqui para mim.

Então, hoje acordei com saudades. Saudade de quem ama o que faz.
Com saudades de minhas histórias. Com saudades de contar as histórias porque elas me acompanharam todos os dias nesta reclusão. Elas me nutrem. E sei que a você também que está aqui comigo.

E ouvi uma voz a me dizer:
"Laine, tá na hora de voltar!"

E aí tive uma inspiração! Meu coração tá quentinho com o que vem por aí! Aguarda. Tenho certeza que será muito especial!

Um beijo.

Elaine Cunha
Contadora de Histórias

#caminhandocontando #voltandoativa #mudandoares #ressignificandosentimentos

quinta-feira, outubro 8

"Por Dentro da História"

Tudo bem contigo?

Você sabe que eu sou geminiana e por isso, a mente não pára quieta, né? 🤪

E como você sabe que eu adoro ler. Resolvi trazer uma forma bem diferente de te apresentar os livros. Convido você a conhecer o "Por Dentro das Histórias"

Clica aqui ó:









Até a próxima!

Elaine Cunha

segunda-feira, outubro 5

Muito prazer!

 



Sou a Elaine Cunha, muito prazer!

Nasci em Recife-PE. Passei minha infância, adolescência e começo da vida adulta. Formei-me em Fonoaudiologia e fiz a minha Especialização em Linguagem também. Casei. E me mudei para São Paulo em 2004. Por lá, a vida adulta me mandou para caminhos bem diferentes. 

Em 2010, após um longo período no casulo por problemas de saúde, decidi que era momento de eu começar algo para mim. Era um chamado. E eu ouvi meu coração. Comecei a buscar um trabalho voluntário que fosse compatível com minha saúde frágil naquele momento. E achei que Contar Histórias para as crianças hospitalizadas seria o começo. 

Ingressei no Viva e Deixe Viver. Nasceu o Caminhando e Contando. Lembro com muita alegria de tudo que vivi. Foram 9 meses de treinamento teórico e 3 meses de treinamento prático.  Afinal, lidaria com crianças em situação frágil e precisaríamos como abordar. Até porque, as crianças não estavam de férias no hospital, né?

 Foi navegando por estes mares que percebi a grandeza das histórias. Como fonte de brincadeira, desenvolvimento, internalização de conceitos... Enfim, o famoso "poder das histórias". Sim, elas curam! Elas estavam me curando também!

Quando eu li a frase "Contar histórias é dar um presente de amor" do Lewis Carol, eu gravei eu meu coração. Assumi minha arte e decidi me dedicar e ser profissional. De lá para cá, muita coisa mudou. E o que não mudou foi meu amor pelas histórias. Só aumentou!

E esta sou eu. Intensa. Em tudo o que faço. Sigo com toda certeza de que quando conto histórias entrego meu melhor presente.

E agora eu te faço uma pergunta: Tá pronto para mais uma história?

Elaine Cunha
Contadora de Histórias


quinta-feira, agosto 27

"Escreva sua histórias pelas próprias mãos"

 



Hoje à tarde, saímos em família para ver o movimento do mundo. Marido ligou o rádio e começou a tocar uma música do Zé Geraldo que falava assim:

"Hei você que tem de 8 a 80 anos
Não fique aí perdido como ave
Sem destino
Pouco importa a ousadia dos seus planos
Eles podem vir da vivência de um ancião
Ou da inocência de um menino
O importante é você crer
Na juventude que existe dentro de você
Meu amigo meu compadre meu irmão
Escreva sua história pelas suas próprias mãos (...)

O importante é você crer
Nessa força incrível que existe dentro de você
Meu amigo meu compadre meu irmão
Escreva sua história pelas suas próprias mãos"

Fiquei ouvindo e pensando: Não é que ele tem razão?

Nada é tão nosso quanto nossa história! A sua história está sendo escrita da forma que você encara e leva a sua vida!

Você pode até está num momento em que não está vivendo a sua vida. Mas é fase. E Mãe é um bicho danado para fazer isto, viu? Porque é fato, ser mãe é uma coisa tão intensa que deixamos nossos sonhos, desejos, vontades de "standy by" para cuidar daquele ser que recebemos dos céus. Mas chega uma hora que você olha para trás e diz: "Eita, o que eu fiz até agora?

Para tudo. Preciso voltar a ter as rédeas de nossas vidas. E ainda bem que esta ficha cai e finalmente  dizer: existe vida após a maternidade! É hora de escrever a nossa história!

Confesso que estou neste movimento, viu? Olhando para mim, buscando o que gosto de fazer, de ler.. E investindo tempo e energia nisto. Sabe por quê? Porque estou escrevendo a minha história com minhas mãos. Não se assusta com o que vou te dizer. Não é egoísmo não. É amor-próprio! Até porque não estou abandonando nada nem ninguém. Estou apenas segurando novamente em minhas o que é meu: minha vida, meus sonhos, minha história.

E você, não está na hora de também fazer isto? O que você quer tanto fazer e vem adiando? Não estaria no hora de pegar o seu lápis e escrever?

Vamos juntas?

Elaine Cunha
Contadora de Histórias

terça-feira, agosto 25

"O Coelho e o Sapo" por Elaine Cunha

Para tudo! Agora é aquele momento alegria, êxtase, orgulho gostoso misturado com babação. Vou te explicar.



A querida Fernanda, professora do pequeno, convidou os pais para um bate papo sobre as Profissões. Lógico que aceitei, né? Olha nós aí:



Pedro ama ouvir histórias. E ele também ama compartilhar este momento tão gostoso entre nós com os amigos. E eu adoro contar histórias. Assim, convite feito. Convite aceito!

Conversar sobre o que amo fazer é prazeroso demais. Compartilhar com as crianças o amor que tenho pelos livros, as diferentes maneiras de lermos os livros, falar da importância do autor, ilustrador, editora... e lógico, da importância das histórias no nosso processo enquanto humanidade. Afinal, desde que o mundo é mundo contamos história, não é? Associar os conteúdos vistos na escola com as histórias é uma maneira muito gostosa de agregar o conhecimento!

Trazer toda a nossa ancestralidade como contadores de histórias, de que construímos ao longo de nossa vida só nos fortalece como povo. E eu ainda contei uma história da nossa tradição oral.

Escuta aí a história que contei. Uma história contada a várias vozes. Aperta o Play e se diverte!



Nem sei te dizer quem ficou mais feliz! Garanto a você que momento foi lindo! Acredito que assim plantamos sementes nas crianças. As sementes do amor pelos livros!

Tia Fer, gratidão pela parceria constante. Eu já te disse e repito: você faz diferença!



Nem sei te dizer quem ficou mais feliz! Garanto a você que momento foi lindo! Acredito que assim plantamos sementes nas crianças. As sementes do amor pelos livros!

Tia Fer, gratidão pela parceria constante. Eu já te disse e repito: você faz diferença!

Até a próxima!
Elaine Cunha

quinta-feira, agosto 13

Histórias para entreter?

 

Elaine, você conta história pare recrear/ entreter? Sim e não. Vou te explicar melhor! 

Acredito que as histórias nos fazem refletir e enxergar o mundo numa nova ótica. Assim, não gosto desta vertente de dizer que histórias são apenas para brincar, entreter ou ocupar o tempo. Eu estaria subutilizando as histórias! Porque eu acredito demais no poder de transformação delas. Adoro escolher alguma história que inspirem novos olhares. Acredito que você já tenha percebido isto em meu repertório, né?

Com a leitura das histórias, as crianças podem viajar no tempo, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor. E contar histórias vai além de criar o hábito de ler, é estimular o imaginário da criança. É criar um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Através da história elas misturam o real com o fictício. As emoções são recriadas no contador e, principalmente, em que a ouve. A história ajuda a criança sonhar e conhecer a si própria. Quanto mais contato a criança tiver com a literatura e as narrações, mais instrumentos ele terá para elaborar, organizar e expressar com clareza seus sentimentos e conhecimentos.  Por isso, eu sou fanzoca das histórias. Porque eu acredito neste poder transformador.

Vamos juntos ouvir e contar histórias. E histórias que nos inspirem!  Você, já tinha pensando nisto?


Até a próxima!

Elaine Cunha

domingo, agosto 9

"Conhecendo o velho pai" por Elaine Cunha

Hoje no Dia dos Pais, eu te conto uma história que recebi por email e achei ela tão linda, tão sensível, poética mesmo. Para nos lembrar de aproveitarmos todos os momentos com nosso Pai. E fazer da presença o melhor presente!

Para ouvir a história, clica no play e liga o som!



Se você tiver oportunidade, conversa com seu pai e busca as histórias de vida dele. Se você não tiver mais o seu pai neste plano agora, você pode fazer o mesmo, também, sabia? Fala com alguma pessoa que conviveu com ele para saber de alguma história vivida dele.

Tenho certeza que você descobrirá de algo que nunca soube e se surpreenderá!

As maiores histórias são aquelas que foram criadas, sentidas e vividas com muito amor!

Vamos juntos?!

Desejo que você curta seu domingo de uma forma bem especial!

Elaine Cunha
Contadora de Histórias. 

terça-feira, agosto 4

Qual o papel de quem ler para as crianças?

Hoje mais cedo fiz uma enquete nos stories sobre o papel do mediador de leitura. E 75% das pessoas responderam que não sabem qual seria. Assim, trouxe uma gotinha de informação. Um video curtinho sobre este assunto que abordei na live com a Stela. Só clicar no video e ligar o som.



Fica o convite de você conhecer mais sobre a Leitura e conhecer nosso bate-papo. Se quiser saber mais, pode me escrever, tá? Adoro papear!

Beijos,
Elaine Cunha
Contadora de Histórias

quinta-feira, julho 30

"Quem é você?"


Responda a pergunta: "Quem é você?" Mas sem dizer o que estudou e que você faz.

Uau. Que exercício de autoconhecimento não é?

Eu acredito que minha resposta para esta pergunta nunca estará completa. Porque eu sei que estou em constante mudança. Mas bora lá.

Elaine Cunha, filha de Eliane e Enio. Esposa do Ivan e mãe do Pedro e dos anjos Miguel e Sophia.

Ok. Simples. Mas tão sem graça, né? Mais uma vez.

Mulher com alma de criança. Que se encanta com toda a beleza ao seu redor.

Sinto presença e o amparo do Criador em tudo no mundo. Nas árvores, no cantos dos passaros, nas águas do mar, no astro-rei, estrelas no céu, a lua, o por do sol...

Sou aquela do riso solto, que acolhe, que abraça, que conversa pelos cotovelos, que ama andar de mãos dadas, sensível que chora com comercial de tv e filmes, adora audios e gosta de presença. Presença real, tá?

Tenho Luz. E tenho Sombra. E também uma enorme vontade de fazer diferença. Busco ser esta diferença já que ocorre primeiro em mim, viu? Sou uma buscadora constante!

Acredito no poder nos encontros. Tudo vem para exercitar o amor. E tudo vem para ensinar. Basta eu me abrir e me permitir!

Sigo meu caminho acreditando no Criador. E sempre desejando o melhor: para mim, para você e para o Universo inteiro.

Sabe, é muito mais fácil se definir pelo que vc faz ou estudou... Mas o que te define mesmo é como você enxerga e se coloca no mundo, o que você faz com amor e por amor. Porque esta é o único legado que podemos deixar no mundo. Deixo minhas histórias com minha essência. E isto, para mim, é o mais importante!

E você, como você se definiria?

#caminhandocontando #autoconhecimento #jornadadaautorealização #luzesombra #essencia

segunda-feira, julho 13

Nada é tão nosso quanto a nossa história!


Você sabe que sempre digo aqui que todos nós somos contadores de histórias, não é? E eu venho mergulhada em minhas memórias! Neste passeio, eu viajei pela minha infância. Recordei-me de brincadeiras e momentos com meus irmãos, primos, tios, avós... Da época da adolescência, do primeiro amor, do tão temido vestibular, formatura da Universidade... E também lidei com as perdas, meus avós, alguns tios, amigos... Depois a fase adulta, mercado de trabalho, casamento, filhos, ingresso no mundo das histórias... Perdas e Conquistas... Viajar por estas recordações me fez um bem danado, sabe?
Nada é tão nosso quanto nossa história! É o caminho que me fez chegar aqui onde estou agora! As experiências que vivi, das pessoas que eu (re)encontrei... Construíram meu ser.
Hoje consigo olhar para esta história e dizer: esta sou eu!
Muito prazer!
Sou Elaine Cunha
Filha de Enio e Eliane. Irmã de Ericsson e Enio.
Casada com Ivan. Mãe do Pedro e dos anjos Miguel e Sophia. E mãe também dos cachorros do anjinho Angel e do Pixel.
Amo as histórias. Amo ler.
Amo sentar no chão e contemplar o por do sol.
Amo sentar na areia, sentir o cheiro do mar e me perco olhando o mar.
Amo ver a lua e as estrelas.
Amo conversar e ao mesmo tempo sou tímida. Vá entender!
Amo abraços quentinhos e andar de mãos dadas.
Adoro fazer meus trabalhos com música ao fundo.
Tenho mais livros para ler do que efetivamente consigo ler.
Meu repertório é voltado para o autoconhecimento, transformação e resgaste de nós mesmos. Porque eu acredito que as histórias nos ajudam no entendimento da vida de uma forma mais poética e simbólica!
E você, como anda a sua história por aí? Você tem se apropriado de sua história?

Até a próxima!
Elaine Cunha

segunda-feira, julho 6

"A Menina da Lanterna"

"A Menina da Lanterna" é um conto da Pedagogia Waldorf que nos mostra o processo da busca da luz interior. É uma história de auto conhecimento. E que luz que brilha e pode iluminar o caminho está dentro de nós.


Confere aí e se encanta também com as músicas desta história cantada pela doce Carol, filha da amiga querida Elisângela. A vocês, minha gratidão pela partilha.



Clica aqui ó para ouvir! Só apertar o Play!




Até a próxima!
Elaine Cunha

segunda-feira, junho 22

Estudar a história para contar: é preciso?



Siiiim! Como todos em qualquer profissão! Afinal, médico não faz cirurgia sem estudar? Nem advogada escreve uma peça sem conhecer as leis, né?

Brincadeiras à parte, o contador de histórias precisar estudar a história. Conhecer o enredo, qual o problema, se ambientar com personagens, experimentar os sentimentos que o conto trazem, saber ler a entrelinha de cada momentos, conhecer as nuances....

Há quem decore a história para narrar. Eu prefiro "decorar" em seu sentido mais poético que é embelezar o que você traz no coração! Eu deixo a história me tocar até que ela esteja pronta para ganhar vida pela minhas palavras. Quando eu conto a história, sempre há muito de mim. Creia. Porque na hora H, todo este meu caminhar na história surgirá, como mágica.

Mas será que para você ler para seu filho é preciso estudar profundamente a história? Bom, precisar mesmo não, né? Mas sempre sugiro que você leia antes para saber o que te aguarda. Eu não gosto de caminhar assim.. Em águas desconhecidas não. Só se eu estiver me propondo a navegar com as crianças também.

Ah, contar histórias é ou não é momento de entrega? E para se entregar, você precisa saber o que vai entregar! Por isso, um trabalho bem feito de estudo da história te ajudará na sua construção. Vai por mim! Sua narrativa será muito melhor!!!!
E você, ficou curioso para saber como é meu processo de estudo?

Até a próxima!

Elaine Cunha
Contadora de História



segunda-feira, junho 15

"A Menina Colorida": Minha História Encantada


"História Encantada" é um conto exclusivo e personalizado feito por mim a partir de uma memória afetiva. Usando minha escrita criativa aliada com minha intuição sob o olhar da sua memória, conto-te sua história.
E "A Menina Colorida" é, para mim, um divisor de águas em minha vida. Exatamente porque narro o processo do meu despertar para o universo da arte de contar histórias.
Convido você a ouvir e a se emocionar!
Você saberá que eu precisei me perder, para me reencontrar. E a partir daí, transmutar sentimentos e colorir o mundo. Basta se permitir!





Clica aqui ó:





Eu também posso contar a SUA história. 

Processo funciona assim:
Você me envia uma história vivida.  E eu materializo com meu olhar. 
Você receberá um e-book personalizado e ainda como bônus, a história narrada por mim como podcast!

Que tal?
Só me escrever!

Com carinho,
Elaine Cunha